Bem vindo ao Casal do Moura! 
Esperamos tê-lo connosco em breve.


Era uma vez um abrigo na montanha, rodeado de silêncio e ar puro, onde o tempo não corre, caminha, e pára de vez em quando a contemplar o passado, a planear o futuro. É este o lugar para fazer as pazes com o tempo.


O Casal do Moura é uma casa rural centenária, recuperada recentemente, que se situa na aldeia de Casal Cimeiro, em plena Serra do Sicó. Tendo pertencido desde sempre à família Moura, nela se foram cruzando homens e mulheres, animais, ferramentas agrícolas, azeite, cereais e muito trabalho. Infelizmente, restam cada vez menos pessoas que tenham vivido as histórias da serra e da aldeia de outros tempos, mas não é improvável que tenha a oportunidade de falar com algumas delas no agradável largo da capela, a dois passos do Casal do Moura.

A região envolvente apresenta um vasto conjunto de pontos de interesse turístico, dos quais se destacam as grutas do Casmilo, o Vale do Poio, as nascentes dos rios Anços e Ourão, as ruínas romanas do Rabaçal e de Conímbriga ou a histórica cidade de Coimbra, apenas a 30 km de distância, com bons acessos. Poderá encontrar mais informação e muitas sugestões aqui.

Com uma altitude máxima de cerca de 550m, a Serra do Sicó caracteriza-se por contornos suaves e tons luminosos, onde a paisagem assume com frequência um carácter selvagem, em que a rocha nua e as vertentes íngremes e pedregosas se impõem. Às actividades agrícolas, está associada a pastorícia de gado caprino e ovino, que regularmente percorrem os caminhos da serra em pequenos rebanhos e que estão na origem do prestigiado queijo do Rabaçal, uma das principais riquezas gastronómicas locais.

[clique nas fotos para ampliar]  
        
                                                                                                                                                           
















4 comentários:

  1. Meninas, as páginas estão muito apelativas e fáceis de consultar!
    Para já quero experimentar o Brunch!
    Brevemente direi quantos somos!
    Lurdes

    ResponderEliminar
  2. Um pôr-do-sol inesquecível, um amanhecer refrescante. A paz da aldeia e da serra reconcilia-nos connosco próprios. O silêncio é retemperador.
    Num ambiente familiar, o fim de semana exige repetição. Obrigada Casal do Moura. Hei de voltar.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por terem vindo conhecer-nos, por voltarem sempre e pela simpatia das vossas palavras!:)

    ResponderEliminar